Rádio Câmara

Reportagem Especial

Cultura na Pandemia - Capítulo 2 (REPRISE)

01/06/2021 - 08h00

  • Cultura na Pandemia - Capítulo 2

Capítulo 1

A necessidade de isolamento social por causa da pandemia do coronavírus afetou diretamente o setor cultural, com a suspensão de todas as atividades presenciais. Artistas ficaram sem espetáculos e, consequentemente, sem renda. Na música e no teatro, por exemplo, a alternativa foi usar a internet para promover apresentações remotas e contar também com o apoio de recursos públicos.

Capítulo 2

A pandemia de Covid-19 atingiu artes e entretenimento, prejudicando a atividade profissional de muita gente. Em audiências públicas na Câmara dos Deputados, representantes de segmentos específicos, como o audiovisual e a cultura feita na periferia das grandes cidades, expuseram as dificuldades pelas quais estão passando.

Entrevistas neste capítulo: Diego Medeiros, advogado da Associação dos Produtores de Audiovisual do Nordeste; Cintia Bittar, da Associação de Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro (API); Solange Lima, da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia; Antonio Carlos Firmino, do Museu Sankofa; Julimar dos Santos, artista plástico; José Ricardo Gonçalves, o Roney, presidente da Confederação Brasileira de Breaking; e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

Capítulo 3

A Lei Aldir Blanc, aprovada pela Câmara em abril e sancionada em junho de 2020, destinou R$ 3 bilhões para socorrer artistas e espaços culturais em tempos de pandemia. Mas nem todos os recursos foram utilizados e a luta dos representantes da cultura foi para que os prazos fossem prorrogados, já que a crise sanitária não terminou e as atividades continuam suspensas.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h