Rádio Câmara

Reportagem Especial

Violência Contra a Mulher na Pandemia - Capítulo 2 (REPRISE)

07/05/2021 - 08h00

  • Violência Contra a Mulher na Pandemia - Capítulo 2

Capítulo 1
O confinamento e o isolamento social aumentaram os índices de violência contra a mulher. Por conta das dificuldades da pandemia do coronavírus, as ocorrências presenciais nas delegacias diminuíram, mas cresceram os pedidos de socorro feitos por meio de outros canais. Incentivar as denúncias online foi uma estratégia encontrada para evitar uma tragédia ainda maior.

Capítulo 2

As dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus para combater a violência doméstica levaram à criação de campanhas como a Sinal Vermelho. A relação entre isolamento e violência contra a mulher também está sendo objeto de pesquisa acadêmica. Mas persistem velhos problemas, anteriores à pandemia, como a fragilidade de redes de apoio e a dificuldade de se detectar a violência psicológica, que é mais sutil.

Entrevistas neste capítulo: Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Paula Pereda, professora da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo; promotora de Justiça Gabriela Manssur, do Conselho Nacional do Ministério Público (Conamp); Clementine Tribouillard, da diretoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID; Maria da Penha Maia Fernandes, farmacêutica cuja luta por justiça motivou a lei de combate à violência doméstica que leva seu nome; a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) e a deputada licenciada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h