Rádio Câmara

Reportagem Especial

Evasão Escolar - Capítulo 2 (REPRISE)

28/10/2021 - 08h00

  • Evasão Escolar - Capítulo 2

Capítulo 1

O impacto do confinamento em casa durante a pandemia e a desvinculação de crianças, adolescentes e jovens com o convívio escolar podem contribuir para que se amplie um problema grave da educação no país: o abandono escolar. Uma pesquisa entre os jovens brasileiros ouviu as principais motivações para um eventual rompimento do vínculo com a escola. Entre elas estão problemas financeiros da família, dificuldade de acesso remoto aos estudos e a negligência da escola com problemas de saúde. 

Capítulo 2

O retorno às escolas neste momento é um processo delicado e as redes escolares devem ter atenção redobrada à reconexão do estudante com o ambiente escolar. É importante que dirigentes escolares cuidem das desigualdades de acesso ao aprendizado, das barreiras de infraestrutura na escola e da interação entre todos os envolvidos no ambiente para evitar uma desilusão do estudante durante o retorno presencial. 

Entrevistas neste capítulo: Catarina de Almeida Santos, professora de Educação da Universidade de Brasília; Ítalo Dutra, coordenador de Educação do Unicef no Brasil; Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) e o deputado General Peternelli (PSL-SP).

Capítulo 3

A terceira reportagem desta série aborda caminhos para trazer de volta à escola as crianças, adolescentes e jovens que deixaram de estudar por algum motivo. Dentre esses caminhos estão a criação de políticas públicas de enfrentamento às causas de evasão, a busca ativa de alunos que não retornaram à escola, e a opção pela modalidade de educação de jovens e adultos, para os que trabalham.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h