Rádio Câmara

Reportagem Especial

Censo 2022 - Capítulo 2 (REPRISE)

23/11/2021 - 08h00

Capítulo 1

O Censo demográfico é um processo contínuo de detalhada observação demográfica do país. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a cada dez anos, a pesquisa além da contagem da população revela dados essenciais para o estudo da renda das famílias e para o planejamento de políticas pública. Atrasado dois anos em razão da pandemia e falta de verba, a coleta de informações nas casas dos brasileiros está prevista para acontecer entre junho e agosto de 2022. Mas a pesquisa deste ano está envolvida com uma série de polêmicas.

Capítulo 2

Técnicos do IBGE debatem se a ausência de algumas perguntas essenciais nos questionários de pesquisa pode ou não levar à perda de qualidade no detalhamento de informações demográficas. E abordam ainda o impacto dessa questão sobre o valor do Fundo de Participação dos Municípios, uma das principais fontes de receita das prefeituras.

Entrevistas neste capítulo: Dione Oliveira, diretora da associação dos trabalhadores do IBGE; Cimar Azeredo, diretor de pesquisa do IBGE; e o deputado Júlio Cesar (PSD-PI).

Produção: João Paulo Florêncio

Trabalhos Técnicos: Delci Santos

Reportagem: Eduardo Tramarim

Edição: Vera Morgado 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h