Rádio Câmara

Economia Direta

Fernando Gomes: Economista explica que parte da PEC dos Precatórios havia sido promulgada na semana passada

15/12/2021 - 00h00

  • Entrevista - Fernando Gomes

O plenário da Câmara aprovou, em primeiro turno, o texto principal da chamada PEC dos Precatórios. O economista Fernando Gomes explica que uma parte da Proposta de Emenda à Constituição já havia sido promulgada na semana passada, com os pontos que foram consenso entre a Câmara e o Senado. O principal deles foi a mudança no cálculo do teto de gastos.

A aprovação de ontem em primeiro turno foi sobre a parte do texto em que havia discordância entre as duas casas. Entre os pontos acordados, estão o que torna permanente o programa social Auxílio Brasil e o que estabelece um limite anual para o pagamento dos precatórios. A aprovação da PEC dos Precatórios abre espaço no Orçamento 2022 para custear o Auxílio Brasil.

O economista Fernando Gomes também falou sobre a votação do Orçamento para o ano que vem. Há a previsão de que a proposta seja examinada na sexta-feira pela Comissão Mista de Orçamento, mas ainda não há cronograma fechado sobre a votação pelo plenário do Congresso. O especialista salientou a importância de o Orçamento ser aprovado dentro do prazo previsto em lei, 22 de dezembro, para garantir o bom funcionamento da máquina pública.

Apresentação - Cláudio Ferreira

Trocando em miúdos o dia a dia da Economia

Toda quinta-feira, no programa "Painel Eletrônico"