Rádio Câmara

Salão Verde

Prêmio Economia Verde

Prêmio Economia Verde

20/12/2021 - 12h00

Salão Verde traz as 10 personalidades e iniciativas ganhadoras do Prêmio Economia Verde, concedido pela Frente Parlamentar para a Criação de Estímulos Econômicos para a Preservação Ambiental. A premiação revelou histórias marcantes em prol de reciclagem, desenvolvimento sustentável e ações que tentam conter os efeitos das mudanças climáticas no Brasil. A lista de premiados inclui catadores de materiais recicláveis, empresários e gestores públicos engajados na eliminação dos vergonhosos lixões e na efetiva implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). Com perfil multipartidário e multissetorial, a frente parlamentar, também conhecida como “Frente da Economia Verde”, tem pouco mais de 200 deputados e senadores que atuam em conjunto com entidades empresariais e de trabalhadores.

Pontos de vista nesta edição: Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), coordenador da frente parlamentar; Cátilo Cândido, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas). Premiados: Aline Souza, catadora de materiais recicláveis e presidente da Central de Cooperativas de Reciclagem (Centcoop); Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero; Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Pedro Ubeba, um dos líderes do Low Carbon Business Action; Mário Campos, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético; André França, coordenador do Programa Lixão Zero do Ministério do Meio Ambiente; deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS), ex-catador e autor de recente lei (14.260/21) de incentivo à reciclagem; e deputado Marcelo Ramos (PL-AM), autor de proposta de regulamentação do mercado de carbono no Brasil.

Produção - Lucélia Cristina
Apresentação e pesquisa - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.