Rádio Câmara

Kalimba

BONGA KWENDA - 50 anos de carreira

BONGA KWENDA - 50 anos de carreira

19/12/2021 - 14h00

  • BONGA KWENDA 50 anos de carreira - BLOCO ÚNICO

  • BONGA KWENDA 50 Anos de carreira - BLOCO 1

  • BONGA KWENDA 50 Anos de carreira - BLOCO 2

  • BONGA KWENDA 50 Anos de carreira - BLOCO 3

Esta edição de Kalimba é muito especial. Vamos comemorar os 50 anos de carreira de uma das grandes personalidades da música da África:  Bonga Kwenda, de Angola. Não só por sua obra musical e poética, mas por sua biografia.

José Adelino Barceló de Carvalho  nasceu em 5 de setembro de 1942, em Kipiri, na província do Bengo. Ainda criança, mudou-se com sua família para Luanda. Nos anos 60, destacou-se nos esportes e bateu recordes em provas de atletismo, primeiro em Angola e depois em Portugal.  Engajado na luta pela independência de Angola, foi obrigado a fugir para a Holanda em 1971. Em Roterdã, revela seu talento artístico e grava o disco Angola 72.  É o fim do atleta José Adelino e o surgimento de Bonga Kwenda.

Para marcar os 50 anos dessa carreira sólida e vencedora, em novembro de 2021 a RDP África – emissora pública de Portugal voltada para os países africanos de língua portuguesa – promoveu dois concertos comemorativos com os maiores sucessos de Bonga.

Nesta edição Kalimba traz os melhores momentos do show da Altice Arena, em Lisboa.

Apresentação:          Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.