Rádio Câmara

Feijoada Completa

Casa das Palavras: Arrancados da Terra, obra de Lira Neto

10/12/2021 - 21h00

  • Casa das Palavras: Arrancados da Terra, obra de Lira Neto

Bloco 1 - Nesta semana, o programa Feijoada Completa discute o acesso de pessoas com deficiência às bibliotecas.  O tema foi tratado em audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. De acordo com o levantamento do IBGE divulgado em 2019, cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência. A audiência pública foi solicitada pelo Conselho Federal de Biblioteconomia através do mandato da deputada Rejane Dias (PT-PI). Participaram do encontro parlamentares, representantes do conselho e o governo federal, através da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Para falar sobre os principais pontos da audiência pública, nossa convidada é a deputada Rejane Dias, autora do requerimento para a realização do debate e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara.

Bloco 2 - No quadro Casa das Palavras, Beto Seabra traz detalhes sobre a obra  de Lira Neto, Arrancados da Terra. O livro trata de um grupo de judeus expulsos de Portugal por causa da Inquisição no século XVII. Depois de se refugiarem na Holanda e passarem pelo Brasil na época da dominação holandesa em Pernambuco, esse grupo vai para os Estados Unidos e são, por assim dizer, os fundadores da cidade de Nova York, que se chamou primeiramente New Amsterdan.

Bloco 3 -  No quadro Brasil de Ponta a Ponta, vamos trazer um tema sugerido pela Rádio Educativa Vale do Buriti, parceira da Rádio Câmara. O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, no interior do Ceará, é um dos mais importantes centros de pesquisa e preservação de fósseis no Brasil. Fundado pelo professor universitário e depois prefeito de Santana do Cariri, Plácido Cidade Nuvens, o museu contribuiu ainda para combater o contrabando de fósseis brasileiros que eram vendidos em feiras especializadas no exterior.

Críticas, sugestões e comentários são bem-vindos! Nosso e-mail:radio@camara.leg.br. Nosso número de WhatsApp: (61) 99978-9080.

Produção: Lucélia Cristina
Apresentação: Edson Junior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h30