Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Marilia Arraes: Mobilização da sociedade em torno da pobreza menstrual pode influenciar exame de veto

07/12/2021 -

  • Entrevista - Dep. Marilia Arraes (PT-PE)

Uma das autoras do projeto que previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos a estudantes, presidiárias e mulheres em situação de vulnerabilidade social, a deputada Marilia Arraes (PT-PE) acha que a mobilização da sociedade em torno do tema pode ajudar na derrubada do veto à proposta. Ela discordou das justificativas do presidente Jair Bolsonaro para o veto e afirmou que foram apontadas fontes de recursos. A parlamentar opina que a política pública teria condições de ser custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A deputada Marilia Arraes ressalta que a distribuição dos absorventes deveria atingir mais parcelas da população feminina brasileira, já que muitas mulheres precisam optar entre comprar o produto e comprar comida. Ela salienta que as presidiárias, por exemplo, recebem o mesmo kit higiene dos homens encarcerados. A autora da proposta compara a política pública à distribuição de preservativos e deixa claro que se a pobreza menstrual fosse um problema masculino, já teria sido resolvida há mais tempo.

Apresentação – Claudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo