Rádio Câmara

Trilha das Artes

Novo romance de Ronaldo Costa Fernandes evoca a histórica Balaiada

Novo romance de Ronaldo Costa Fernandes evoca a histórica Balaiada

11/12/2021 - 19h00

  • Novo romance de Ronaldo Costa Fernandes (Bloco único)

Ronaldo Costa Fernandes é poeta, ficcionista e ensaísta maranhense radicado em Brasília. Ganhou, entre outros, os prêmios de Revelação de Autor da APCA, o Casa de las Américas e o Guimarães Rosa. No ano de 1998, edita Terratreme, poesia, livro que recebeu o Prêmio Bolsa de Literatura, pela Fundação Cultural do DF.

Durante nove anos dirigiu o Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil em Caracas. É Doutor em Literatura pela UnB. Em 2000, publica o livro de poemas Andarilho, da ed. 7Letras. Em 2004, sai Eterno Passageiro (Ed. Varanda). Em 2005, pela Ed. LGE, lança o romance O viúvo, que o crítico Adelto Gonçalves chamou “de uma das primeiras obras primas da literatura brasileira do séc. XXI”. Em 2007 lançou dois livros: Manual de Tortura (Esquina da Palavra, contos, 2007) e A Ideologia do personagem brasileiro (Editora da UnB, ensaio, 2007).

Em 2009, sai A máquina das mãos, poemas, publicado pela 7Letras, que ganhou o Prêmio de Poesia 2010, da Academia Brasileira de Letras. Em dezembro de 2010 lança o romance Um homem é muito pouco. Memória dos Porcos é publicado em 2012. O difícil exercício das cinzas, de 2014, é seguido pelo livro de ensaios A cidade na literatura (2016) e, mais recente, Matadouro de Vozes (2018). Em Balaiada, seu oitavo romance, Ronaldo Costa Fernandes evoca a revolta histórica por melhores condições de vida que envolveu escravos e outros segmentos oprimidos da população brasileira do século XIX.

No programa, o escritor comenta alguns dos seus livros e lê poemas, numa conversa embalada por suas sugestões musicais: Bachianas n.5, de Villa Lobos, (com Brandford Marsallis); Ronda, de Paulo Vanzolini (com Jards Macalé); Coditiano, de Chico Buarque (com Chico e Caetano) e Pérola Negra, de Luiz Melodia.


Produção, Reportagem e Apresentação André Amaro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h