Rádio Câmara

Reportagem Especial

Consultoria Legislativa: 50 Anos - Capítulo 1

08/12/2021 - 08h00

  • Consultoria Legislativa: 50 Anos - Capítulo 1

Capítulo 1

Um exército de 160 servidores da Câmara, especializados em diversas áreas, tem uma missão: assessorar os deputados em tarefas como elaborar um projeto de lei ou ter subsídios para ser o relator de uma proposta em discussão na Casa. Este é o papel da Consultoria Legislativa, que está completando 50 anos de atividades.

Entrevistas neste capítulo: Geraldo Leite, diretor da Consultoria Legislativa da Câmara; os consultores aposentados Adolfo Furtado e José de Sena Pereira Júnior; e os consultores legislativos Gisela Hathaway, Ricardo Rodrigues e Eduardo Granzotto.

Capítulo 2

Uma das oportunidades mais interessantes que os integrantes da Consultoria Legislativa da Câmara tiveram, em 50 anos de atividade, foi a de participar ativamente de momentos importantes da história do Parlamento e do país, como a Constituinte de 1988.

Capítulo 3

Estar na Consultoria Legislativa é integrar um grupo seleto, que enfrenta um concurso público muito concorrido e tem que entrar no ritmo da Câmara rapidamente depois que toma posse. Ao longo de 20, até 30 anos de trabalho, os consultores conseguem traçar um perfil e analisar os requisitos para a atividade.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h