Rádio Câmara

Kalimba

Girma Bèyènè - um mestre do EthioJazz - REPRISE

Girma Bèyènè - um mestre do EthioJazz - REPRISE

05/12/2021 - 14h00

Na história da Música, volta e meia encontramos artistas talentosos que, por questões econômicas ou políticas, são levados a abrir mão de sua carreira para garantir a sua sobrevivência.

Foi o caso de Girma Bèyènè, da Etiópia, cantor, pianista e arranjador de jazz,  que fez sucesso em seu país nas décadas de 1960 e 1970, da mesma geração de Mulatu Astatqe (o pai do EthioJazz) e de Gétatchèw Mèkurya. Na ditadura de Mengistu Hailé Mariam, Girma se exilou nos Estados Unidos. Lá ele não teve oportunidades como artista  e acabou trabalhando em um posto de combustíveis. Foram 25 anos longe da música. Regressou à Etiópia em 2008, voltou a tocar, todavia não fez mais nenhuma gravação.

A redenção veio em 2017, quando o produtor Francis Falceto, curador da coleção Ethiopiques, convidou o veterano músico para gravar um álbum com a banda francesa Akalé Wubé. O nome do álbum é Mistakes on Purpose e Kalimba traz para seus ouvintes esse registro de um grande músico do Ethio Jazz.

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES