Rádio Câmara

Kalimba

KHALED - Reprise

KHALED -  Reprise

12/12/2021 - 14h00

Nesta edição vamos enfocar  o mais famoso artista de língua árabe do pop internacional. Estamos falando do cantor argelino Khaled.
Ele ficou muito conhecido no Brasil em 1999, com a canção El Arbi, que fez parte da trilha sonora de uma novela e vendeu mais de 200 mil cópias por aqui.
Khaled Hadj Ibrahim nasceu em Sidi-El-Houari, próximo a Oran, norte da Argélia, em 1960. Oran é a cidade onde surgiu o gênero Rai, um patrimônio da cultura argelina, que teve na cantora Cheikha Rimiti sua grande referência.
Khaled faz parte de uma geração de cantores argelinos de Rai, que defendem uma sociedade mais aberta, laica, com liberdade para os jovens e menos desigualdade social. Em 1986 Khaled trocou a Argélia por Paris, abrindo uma fase pop, com grande projeção internacional.
Recentemente, em 2013, recebeu do rei do Marrocos, seu fã declarado, a nacionalidade daquele país vizinho, o que provocou uma grande celeuma na Argélia, sua terra natal.
Khaled não grava álbum de estúdio desde 2012, decisão que tomou para se dedicar mais à família. Promete soltar um novo trabalho em 2021.

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES