Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Julio Cesar Ribeiro: Mais recursos para inovação podem alavancar a tecnologia no esporte

22/11/2021 -

  • Entrevista - Dep. Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF)

A Comissão do Esporte da Câmara debate o uso da tecnologia nas competições esportivas e também a garantia de orçamento para investimentos em inovação. À frente do debate, o deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) explica que os ministérios devem apresentar aos parlamentares os seus projetos e suas necessidades para que o colegiado estude as demandas.

O deputado aponta que a tecnologia já vem sendo utilizada em modalidades de ponta, e cita o árbitro auxiliar de vídeo, conhecido como VAR, introduzido no futebol para garantir que as decisões dos juízes nas partidas tenham mais justiça. O mesmo acontece, por exemplo, no atletismo e na natação, com câmeras instaladas para assegurar o resultado correto de competições.

Julio Cesar Ribeiro também comenta outro aspecto do uso da tecnologia no esporte, a partir de pesquisas que busquem melhorar o desempenho dos atletas, seja por estudos de desempenho, seja pelo desenho de equipamentos e vestuário voltados para facilitar a atuação dos esportistas. Ele acrescenta que a Comissão do Esporte também acompanha os desdobramentos econômicos do tema, com a possibilidade de atração de investimentos para o país.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE