Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Tereza Nelma: Apoio à população idosa LGBTQIA+ depende de ações públicas e recursos

18/11/2021 -

  • Entrevista - Dep. Tereza Nelma (PSDB-AL)

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa luta contra a falta de uma política pública de financiamento para as instituições de longa permanência voltadas para abrigar idosos no país, com ações tanto na área de assistência social quanto de saúde. No caso da população idosa LGBTQIA+, alerta a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), a situação se aprofunda pela discriminação sofrida pelo segmento, vítima de preconceito e violência.

Ela cita, por exemplo, que perto de 90% dos abrigos de longa permanência são administrados por igrejas ou entidades e pessoas voluntárias. Tanto no âmbito público quanto privado, Tereza Nelma avalia que é necessário investir na capacitação e valorização dos cuidadores, inclusive com qualificação para a atenção especial à população LGBTQIA+.

Outro problema apontado pela parlamentar é a discriminação sofrida pelos idosos LGBTQIA+ que, muitas vezes, precisam abdicar de sua identidade quando, por exemplo, precisam morar em um abrigo de longa permanência ou deixam os grandes centros para passar a velhice em suas cidades de origem.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE