Rádio Câmara

Salão Verde

15 anos semeando sustentabilidade (REPRISE)

15 anos semeando sustentabilidade (REPRISE)

06/12/2021 - 12h00

  • 15 anos semeando sustentabilidade (REPRISE)

Há 15 anos no ar na Rádio Câmara, o programa Salão Verde é o registro histórico das últimas transformações da política e do ativismo ambientais. Das conferências globais, como a Rio+20 e as Cúpulas do Clima, até os crimes socioambientais (Mariana, Brumadinho e derramamento de óleo no litoral nordestino), nada passou despercebido do programa. Denúncias, polêmicas, consensos, dicas, conscientização e rigor científico também estão presentes nas edições. Aqui, reverberam as múltiplas vozes de parlamentares, ambientalistas, povos tradicionais, sociedade civil, empresários e gestores públicos em busca do esclarecimento dos fatos. O quadro “Tá lá na lei” relembra alguns dos marcos legais que Salão Verde detalhou desde os primeiros debates na Câmara dos Deputados, como o Código Florestal e as leis da Mata Atlântica, da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Pagamento por Serviços Ambientais. Esse “metaprograma” especial reúne parte da equipe que, ao longo de 15 anos, semeou sustentabilidade e consolidou as pegadas socioambiental e científica do Salão Verde.

Produção - Lucélia Cristina, Cristiane Baker, Mônica Lion, Lena Araújo e Marcos Brito
Edição e apresentação – Ana Raquel Macedo, Mônica Montenegro, Verônica Lima, Cynthia Sims, Lincoln Macário e José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.