Rádio Câmara

Salão Verde

Serra das Confusões e Caatinga protegida

Serra das Confusões e Caatinga protegida

29/11/2021 - 12h00

  • Serra das Confusões e Caatinga protegida

Salão Verde visita o Parque Nacional da Serra das Confusões, com 820 mil hectares de proteção da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. Ocupa partes de 11 municípios do sudoeste do Piauí, é o maior parque nacional do Nordeste, está aberto à visitação desde 2010, mas ainda é pouco conhecido dos brasileiros, inclusive dos piauienses. Essa situação pode mudar a partir de novas trilhas, gradual melhoria dos acessos e articulação turística com outras duas atrações vizinhas: os Canions do Viana e o Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos patrimônios da humanidade já reconhecido pela ONU. O programa mostra as principais atrações, as perspectivas e também as ameaças em torno do Parque Nacional da Serra das Confusões. O turismo é um dos vetores de desenvolvimento econômico em uma região que ainda tem elevados níveis de pobreza, agravados durante a pandemia de covid-19.

Pontos de vista nesta edição: José Wilmington Ribeiro, chefe do Parque Nacional da Serra das Confusões, e Michael Rocha, guia no parque e articulador de ações solidárias na região por meio turismo.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.