Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Nilto Tatto: Mundo vê com desconfiança compromissos ambientais firmados pelo Brasil

12/11/2021 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Nilto Tatto (PT-SP)

Presente à Conferência do Clima da ONU, na Escócia, o deputado Nilto Tatto (PT-SP) avalia que o Brasil ainda é visto com desconfiança pelos demais países e atores ambientais mundiais, devido às práticas que contradizem as metas assumidas, especialmente no que se refere ao desmonte da estrutura de fiscalização, aumento na supressão de florestas e ainda pela violência contra as nações indígenas e demais comunidades tradicionais, o que faz com que o país tenha hoje um desmatamento 60%superior aos índices da década passada.

O deputado alerta que muitas metas pactuadas são voluntárias e defende que, na verdade, é preciso avançar nos mecanismos de governança internacional para medir como cada país está efetivamente avançando nos compromissos ambientais. Ele acrescenta que, mesmo que todos os pontos acordados sejam cumpridos, não será possível segurar o aquecimento do planeta em 1,5 grau acima do marco temporal da revolução industrial.

Nilto Tatto também espera que seja colocado em prática o compromisso de aportar tecnologias e recursos para os países em desenvolvimento adotarem ações de preservação ambiental.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo