Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Leandre: Parentalidade positiva estimula atuação dos pais no desenvolvimento da criança

11/11/2021 -

  • Entrevista - Dep. Leandre (PV-PR)

A Câmara debate, em seminário, o conceito de parentalidade positiva, que passa pela criação de oportunidades para que a família participe de toda a fase de desenvolvimento das crianças, em especial nos primeiros anos de vida. Uma das coordenadoras do evento, a deputada Leandre (PV-PR) aponta que a pandemia de coronavírus ampliou os desafios sobre o futuro da infância, pelos prejuízos no avanço das capacidades cognitivas e funcionais, e também pelo atraso no aprendizado, que vai repercutir na inserção no mercado de trabalho e em suas relações sociais.

A parentalidade positiva, segundo explica a deputada, também aborda a oferta de oportunidades para os pais terem condições de participar mais da vida de seus filhos. Isso passa, na visão de Leandre, por uma mudança cultural, o que inclui a consciência de que o pai também tem responsabilidade pela educação das crianças, e não apenas a mãe.

As políticas públicas voltadas para a primeira infância também têm papel fundamental no desenvolvimento das crianças e adolescentes porque, explica a congressista, vão atuar na qualidade do ensino, diminuição da violência, combate à desnutrição alimentar e em questões como gravidez na adolescência.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo