Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Idilvan Alencar: Avanço na educação depende de recursos e cooperação entre os poderes

10/11/2021 -

  • Entrevista - Dep. Idilvan Alencar (PDT-CE)

O Sistema Nacional de Educação tem por objetivo estabelecer critérios para a cooperação entre União, estados e municípios nas políticas educacionais, segundo explica o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), relator da proposta na Comissão de Educação. O parlamentar avalia que a evolução do ensino passa pela oferta de recursos e pela eficiência das ações do poder público e, com o crescimento dos recursos para a área promovido pelo novo Fundeb, é necessário traduzir o maior orçamento em melhorias na gestão.

Idilvan Alencar observa ainda que a educação nacional passa por um desafio extra devido à pandemia de coronavírus, que afastou os estudantes da escola por praticamente dois anos. Ele revela, por exemplo, que os índices de analfabetismo entre os alunos das primeiras séries do ensino fundamental, em queda constante nos anos anteriores, voltaram a subir desde 2020.

O deputado detalha ainda que o SNE prevê a criação de uma instância deliberativa com participação de representantes das três esferas de governo, para debater os projetos nacionais de educação e a assistência técnica e financeira desde a definição dos livros didáticos até a formação dos professores.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE