Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Paula Belmonte: Subcomissão analisa impacto da pandemia sobre as crianças e adolescentes

04/11/2021 -

  • Entrevista - Dep. Dep. Paula Belmonte (Cidadania-DF)

O impacto da pandemia sobre o futuro das crianças e adolescentes é um dos eixos de atuação da subcomissão especial de proteção e dos direitos da criança e do adolescente, criada no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Vice-presidente do colegiado, a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) aponta que o isolamento social provocado pela Covid-19 afastou milhares de crianças da escola, com estimativas de evasão de até 33% dos estudantes, fazendo com que muitas não estejam preparadas para os desafios sociais e profissionais em seu futuro.

Outra consequência, segundo alerta a congressista, é a possibilidade de adesão à criminalidade, pela falta de perspectiva, além do uso de drogas e a violência. Paula Belmonte cita, por exemplo, que a pandemia afastou as crianças e adolescentes do convívio escolar, o principal ambiente para que elas denunciem maus tratos, agressões e abusos sexuais sofridos pela ação de familiares ou conhecidos, que respondem por 80% dos casos.

Até o fim do ano, a subcomissão deve apresentar um relatório de atividades e sugestões, que segundo a deputada passam pelo fortalecimento das estruturas de apoio às crianças e adolescentes.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo