Rádio Câmara

Reportagem Especial

Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência - Capítulo 1

08/11/2021 - 00h08

  • Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência - Capítulo 1

Capítulo 1

A lei que estabeleceu a obrigatoriedade de cotas para incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho está completando 30 anos. Mas ainda enfrenta dificuldades para ser concretizada. E os especialistas indicam que já é hora de aprimorar a lei.  

Entrevistas neste capítulo: José Naum Chagas, coordenador-geral de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família, e dos Direitos Humanos; Sérgio Caribé, representante da Associação Nacional der Membros do Ministério Público.; Adriane de Araújo, da Coordenadoria de Promoção de Igualdade do Ministério Público do Trabalho; Rafael Guiguer, auditor fiscal; Amanda Paschoal, representante da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas; e a deputada Rejane Dias (PT-PI).

Capítulo 2

As dificuldades para que as pessoas com deficiência ingressem no mercado de trabalho aumentaram ainda mais durante a pandemia do novo coronavírus. Especialistas defendem que todas as organizações deveriam ter vagas para esses trabalhadores e criticam a discriminação contra as pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.

Capítulo 3

A lei de cotas garantiu às pessoas com deficiência o direito a vagas em empresas privadas e no setor público. Mas especialistas recomendam investimentos em qualificação.

 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h