Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Dr. Luiz Ovando: Prevenção de doenças passa pela alimentação saudável e atividade física

03/11/2021 -

  • Entrevista - Dep. Dr. Luiz Ovando (PSL-MS)

A campanha Novembro Azul busca conscientizar os homens em todo o mundo sobre os perigos do câncer de próstata. Para o deputado Dr. Luiz Ovando (PSL-MS), é fundamental que as pessoas busquem a prevenção de doenças, ainda mais do que o tratamento precoce, e entre as atitudes a serem tomadas estão evitar o consumo de cigarros, controlar a obesidade, realizar atividades físicas e estabelecer uma dieta com alimentos saudáveis.

Para o parlamentar, as campanhas de alerta sobre doenças disseminadas são importantes por manterem uma lembrança constante sobre a necessidade de procurar um médico com frequência. Dr. Luiz Ovando reitera que os homens, em geral, são mais resistentes a buscar atendimento profissional, por uma questão histórica e cultural que, de certa forma, está sendo mudada no país.

Ainda assim, pesquisas revelam que 70% dos homens não costumam ir ao urologista para exames de rotina. O deputado alerta ainda que o SUS, que é exemplar no tratamento de doenças de alta complexidade, precisa aprimorar o atendimento primário em saúde, o que evitaria o encaminhamento de grande parte dos pacientes para exames mais sofisticados.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE