Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Jerônimo Goergen: Crise na oferta de insumos pode aumentar preços ao consumidor final

22/10/2021 - 00h00

  • Dep. Jerônimo Goergen: Crise na oferta de insumos pode aumentar preços ao consumidor final

A falta de insumos para a agricultura já está comprometendo a produção nacional, provocando desde a queda de produtividade até a diminuição da área plantada, e o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) (PP-RS), ao lado dos demais integrantes da Comissão de Agricultura, pretende ouvir do governo se há uma estratégia para minimizar os efeitos da crise de oferta de fertilizantes e defensivos. O parlamentar espera também que o Poder Executivo ouça os setores envolvidos na cadeia produtiva do agronegócio.

Jerônimo Goergen comemora o anúncio do estímulo à implantação de fábricas nacionais, mas teme que a medida não surta os efeitos a tempo de recuperar as expectativas para as próximas safras. O parlamentar julga que é incoerente que o Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, não tenha nenhum grau de independência na produção de insumos agrícolas.

O deputado ainda alerta que a crise pode provocar novos aumentos para o consumidor final, somados às altas provocadas pelos combustíveis, energia e câmbio. Para Jerônimo Goergen, parte da solução passa por uma reavaliação das relações políticas do Brasil com a China, que é ao mesmo tempo o maior consumidor de nossos produtos e o maior fornecedor de insumos agrícolas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE