Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professor Israel Batista: Projeto visa preparar o Brasil para o mercado de trabalho digital

20/10/2021 -

  • Entrevista - Dep. Professor Israel Batista (PV-DF)

O Brasil precisa formar 420 mil trabalhadores capazes de lidar com as novas tecnologias até 2020, e para isso a Câmara analisa projeto que institui a Política Nacional de Educação Digital.

Relator da proposta, o deputado Professor Israel Batista (PV-DF) aponta que os avanços digitais devem extinguir 75 milhões de postos de trabalho em todo o mundo, criando em seu lugar 133 milhões de empregos dedicados à nova realidade. O projeto tem entre seus eixos a inclusão digital, com a igualdade de acesso à tecnologia; a educação digital escolar, que passa pelo uso adequado das ferramentas e a formação de professores; a qualificação digital, focada no ensino médio profissionalizante; e ainda a especialização e a pesquisa digital.

Professor Israel Batista, que também preside a frente parlamentar mista da educação, reitera que o sucesso do inserção dos brasileiros no novo mundo digital passa pelo acesso de qualidade à internet na rede pública de ensino. Ele lamenta que o governo federal tenha vetado projeto neste sentido, posteriormente derrubado pelo Congresso mas novamente contestado pelo Poder Executivo; por outro lado, o deputado relata as ações da frente para garantir a internet nas escolas públicas no contexto do leilão da tecnologia 5G.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo