Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Flávio Nogueira: Suspensão dos pagamentos do Fies pode auxiliar 200 mil beneficiários

20/10/2021 -

  • Entrevista - Dep. Flávio Nogueira (PDT-PI)

Com parecer favorável, está próximo de votação em Plenário o projeto que estende por um ano a suspensão do pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil devido à pandemia de coronavírus. O relator do projeto na Câmara, deputado Flávio Nogueira (PDT-PI), valoriza o impacto positivo da medida para milhares de estudantes e ex-alunos, muitos dos quais estão sem mercado de trabalho devido à retração econômica, depois de passarem vários anos nas instituições particulares de ensino superior.

O parlamentar lembra que a suspensão original vigorou por 180 dias em 2020, mas não foi renovada em janeiro. Caso o projeto originário do Senado Federal seja aprovado pelos deputados, a nova suspensão vai começar a valer a partir da sanção da lei pelo Poder Executivo.

O parlamentar destaca que o projeto não significa uma anistia para quem deixou de pagar seus compromissos, mas apenas a extensão do prazo para quitar as dívidas. A estimativa é que a proposta atinja 200 mil beneficiários do Fies, mas o deputado Flávio Nogueira aponta que quase 30% dos mais de 2,8 de contratos ativos do fundo estejam inadimplentes.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo