Rádio Câmara

Salão Verde

Espécies exóticas invasoras

Espécies exóticas invasoras

08/11/2021 - 12h00

  • Espécies exóticas invasoras

Salão Verde destaca as espécies exóticas invasoras presentes nos biomas brasileiros. São quase 500 espécies que se dispersaram e se estabeleceram além do habitat natural e que, em muitos casos, trazem prejuízos ambientais, sanitários e financeiros. A lista inclui desde cães, gatos e tilápias até javali, rã-touro, peixe-leão, tucunaré, coral-sol, capim braquiária, eucalipto e o mosquito aedes aegypti, vetor para a transmissão de dengue, zika e chikungunya. Especialistas mostram que algumas dessas espécies se dispersaram naturalmente, mas a esmagadora maioria invadiu outros ecossistemas devido à ação humana. Desmatamento, mudanças climáticas e outras formas de degradação ambiental trazem risco de aumento expressivo das invasões biológicas ao longo desse século.

Pontos de vista nesta edição: Rafael Zenni, engenheiro florestal e professor de botânica e ecologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais; Clarissa Alves da Rosa, doutora em ecologia e especialista em biodiversidade do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Michele Dechoum, professora do Departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.