Rádio Câmara

Salão Verde

COP-26: à espera de ações concretas

COP-26: à espera de ações concretas

25/10/2021 - 12h00

  • COP-26: à espera de ações concretas

Na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, líderes de mais de 190 países terão a missão de chegar a um acordo de enfrentamento do “alerta vermelho” de aquecimento global e eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e intensos. A COP-26 ocorrerá de 1° a 12 de novembro, na Escócia. Salão Verde traz a posição do governo brasileiro e as expectativas de ambientalistas, empresários e parlamentares diante dos objetivos de regulamentação do mercado internacional de carbono e da convergência das metas voluntárias de cada país para a efetiva redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. Para a maioria deles, a crise climática exige ações concretas e imediatas.

Pontos de vista nesta edição: António Guterres, secretário-geral da ONU; Carlos Alberto França, ministro de Relações Exteriores; Joaquim Pereira Leite, ministro do Meio Ambiente; Marcelo Donnini Freire, secretário de clima e relações internacionais do Ministério do Meio Ambiente; Adriana Ramos, coordenadora do Instituto Socioambiental (ISA); Marcelo Rocha, do Movimento Fridays for Future Brasil; Rachel Biderman, da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura; Caroline Prolo, especialista em direito ambiental da Rede LaClima; André Ferreti, gerente sênior de biodiversidade da Fundação Boticário; Natalie Unterstell, diretora do Instituto Talanoa; e Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Deputados: Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; e Zé Silva (Solidariedade-MG), organizador de série de debates na Câmara sobre a COP-26.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h; terça, 6h; sexta, 12h; e domingo, 10h.