Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Silvia Cristina: Prevenção ao câncer de mama nas mulheres deve começar antes dos 40 anos

14/10/2021 -

  • Entrevista - Dep. Silvia Cristina (PDT-RO)

A garantia de um orçamento próprio para o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama pode diminuir o número de casos, atualmente em expansão, entre as mulheres brasileiras abaixo de 35 anos. Audiência pública conjunta entre diversas instâncias da Câmara vai cobrar mais investimentos do Ministério da Saúde e também um novo entendimento de que os exames preventivos devem ser estimulados abaixo dos 40 anos, idade definida atualmente.

A deputada Silvia Cristina (PDT-RO) aponta ainda que as campanhas educativas são essenciais para que as pessoas tenham conhecimento sobre a importância da mamografia e do acompanhamento anual. Ela alerta ainda que a pandemia afastou muitas mulheres das unidades de saúde, e é preciso reforçar o atendimento na rede pública.

O câncer de mama é a modalidade que mais acontece as pessoas no mundo, com perto de 60 mil mulheres diagnosticadas todos os anos somente no Brasil. A deputada Silvia Cristina, que já enfrentou a doença, lembra que a prevenção e o atendimento precoce podem ser caros, mas são mais baratos do que o tratamento em fases mais avançadas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo