Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Jose Mario Schreiner: Créditos de descarbonização devem ser repartidos com os produtores

14/10/2021 -

  • Entrevista - Dep. José Mario Schreiner (DEM-GO)

Projeto que regulamenta a distribuição dos créditos de descarbonização é tema de debates na Câmara, inclusive com audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara. Relator da proposta e autor do pedido para a realização da reunião, o deputado Jose Mario Schreiner (DEM-GO) explica que atualmente não existe uma regra para o repasse de parte dos créditos, chamados de CBios, que muitas vezes acabam sendo aproveitados apenas pelas usinas de transformação e não pelos agricultores que produzem as fontes de energia limpa.

Jose Mario Schreiner avalia que o Brasil tem a matriz energética limpa mais avançada do mundo, com base no biodiesel e no etanol. Além disso, ele aponta que o país tem um modelo de agricultura extremamente sustentável, com a adoção do plantio direto, uma técnica que evita a degradação do solo.

A viabilização das metas de redução nas emissões de carbono, segundo o parlamentar, passa também por outras alternativas para a agricultura, como os bioinsumos, produzidos a partir de matérias vindas da própria natureza. Jose Mario Schreiner lembra que o Brasil se comprometeu a aumentar a participação de bioenergia na matriz energética para perto de18% até 2030.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo