Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Bira do Pindaré: Lei de Cotas nas universidades repara dívida histórica com minorias sociais

08/10/2021 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Bira do Pindaré (PSB-MA)

Autor do projeto que prorroga a vigência da Lei de Cotas nas universidades federais e institutos técnicos superiores, o deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) considera que é necessário um prazo maior para iniciar o debate sobre a revisão da matéria, prevista inicialmente para 2022. O programa, iniciado há 10 anos, amplia o acesso de estudantes pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência ao ensino superior público.
Na visão do parlamentar, a Lei de Cotas é uma política afirmativa que repara parte das centenas de anos de escravidão aos quais o Brasil foi submetido, e que ainda está presente na sociedade através do racismo estrutural, que não acontece apenas no ensino, mas na economia e até mesmo na política, devido à presença reduzida de deputados negros, por exemplo, na Câmara.
Bira do Pindaré acrescenta que agora a Lei de Cotas deve avançar para assegurar também a participação dessas minorias na pós-graduação, hoje garantida apenas em portaria do Ministério da Educação, que chegou inclusive a ser revogada no atual governo, mas logo depois revertida.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo