Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Alceu Moreira: Brasil precisa de política industrial para superar a crise dos semicondutores

04/10/2021 -

  • Entrevista - Dep. Alceu Moreira (MDB-RS)

A Câmara dos Deputados começa a se voltar à discussão da crise mundial de chips semicondutores, que tem afetado a produção nacional em diversos setores da economia, desde a fabricação de eletrodomésticos até a agroindústria, passando pelo mercado automobilístico e outros ramos industriais. À frente do debate, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) avalia que o Brasil precisa de uma política industrial integrada para não depender de outros países na produção de semicondutores.

Alceu Moreira explica que as deficiências nacionais no segmento foram evidenciadas com a pandemia, uma vez que os semicondutores já fazem parte da realidade há muito tempo, e a falta de uma política organizada pode deixar milhões de pessoas sem trabalho e prejudicar cadeias produtivas que depende de equipamentos sofisticados.

Na visão do parlamentar, especificamente a agricultura buscou modernizar suas atividades nos últimos 40 anos, enquanto muitos segmentos da área industrial não avançaram por apostarem no protecionismo de mercado. Para ele, o Brasil precisa voltar a investir em pesquisas de inovação científica para recuperar o tempo perdido.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE