Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Leandre: Enfrentamento ao câncer de mama depende de diagnóstico e tratamento imediatos

01/10/2021 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Leandre (PV-PR)

No início da campanha Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância do combate ao câncer de mama, a deputada Leandre (PV-PR) (PV-PR) destaca a legislação que vem sendo aprimorada pelo Parlamento para garantir diagnóstico e tratamento da doença. Ela cita a lei que assegura ao paciente o início do tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico, e também a determinação de que, caso haja suspeita de câncer, os exames para confirmar o diagnóstico devem ser realizados em até 30 dias.

Leandre reconhece que o câncer, e especificamente o de mama, é uma doença implacável, mas que a antecipação dos cuidados pode mudar a vida de muitas mulheres. No Brasil, são perto de 70 mil casos novos todos os anos, provocando a morte de cerca de 15 mil mulheres.

Por isso, Leandre reforça que a bancada feminina tem trabalhado também para que o atendimento chegue cada vez mais próximo das pessoas, descentralizando as unidades especializadas. A deputada observa que muitas vezes a paciente não tem condições físicas de enfrentar uma viagem até a capital do seu estado para realizar exames e o tratamento necessário.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

 

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo