Rádio Câmara

Salão Verde

RPPN e preservação ambiental

RPPN e preservação ambiental

18/10/2021 - 12h00

  • RPPN e preservação ambiental

Salão Verde traz o histórico e o panorama atual das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, vistas como importante estratégia de preservação ambiental e restauração da vegetação nativa dos nossos biomas. As primeiras RPPNs surgiram no início dos anos 90 e, desde o ano 2000, integram o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC – Lei 9.985/00). Hoje, já são cerca 1.700 em todo o país, com perspectiva de ampliação, sobretudo em caso de aprovação de um projeto de lei (PL 784/19) de estímulo à preservação ambiental nas propriedades rurais. O programa ainda apresenta a iniciativa de criação de um “Mosaico de RPPNs” para proteger o Cerrado da Serra dos Pirineus, em Goiás.

Pontos de vista nesta edição: Sônia Wiedmann, ex-procuradora do IBAMA, consultora em legislação ambiental e uma das mentoras da ideia de RPPN; Jeanne Marie White, fundadora das RPPNs Caraívas no Cerrado de Goiás e uma das articuladoras do “Mosaico de RPPNs” da Serra dos Pirineus; e deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), autor da proposta de estímulo à criação de RPPNs.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.