Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Carlos Zarattini: Desconto no gás traz economia e segurança para famílias de baixa renda

29/09/2021 -

  • Entrevista - Dep. Carlos Zarattini (PT-SP)

O Plenário da Câmara pode votar projeto, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que prevê desconto no preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. O parlamentar comenta que o alto preço do produto está fazendo com que muitas famílias se arrisquem ao usar produtos alternativos para cozinhar, o que já provocou até mesmo acidentes fatais.

O congressista explica que o valor do gás tem subido acima da inflação porque a Petrobras e o governo vinculam o valor ao mercado internacional de petróleo, sem levar em conta os custos de produção da companhia, gerando lucro que é dividido pelo governo federal e pelos acionistas da empresa no mercado financeiro.

Por isso, o projeto de Carlos Zarattini estabelece que parte da arrecadação do governo com a venda de derivados de petróleo, convertida em royalties pela exploração das jazidas e em tributos como a Cide-Combustíveis, seja revertida para financiar as famílias com renda mensal igual ou menor a meio salário mínimo por pessoa. No entanto, o deputado avalia que a ação é paliativa, porque a solução adequada seria a revisão da política de preços dos combustíveis pela Petrobras.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE