Rádio Câmara

Reportagem Especial

Albinismo - Capítulo 1

29/09/2021 - 08h00

Capítulo 1
Faltam políticas públicas para a população albina no Brasil. Não se sabe ao certo nem qual é o tamanho desse grupo. Um projeto de lei (PL 7762/14) em discussão na Câmara cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo. Representantes de associações de albinos reclamam da invisibilidade.

Entrevistas nesse capítulo: Amanda dos Santos, da Associação das Pessoas com Albinismo e Amigos do Estado do Mato Grosso; Érika Xavier, integrante do grupo Albinos do Piauí; Nereida dos Santos, enfermeira e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Renata Costa, diretora do Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde. E o deputado Jorge Solla (PT-BA).

Capítulo 2
As principais consequências do albinismo para a saúde são a falta de melanina na pele, o que torna difícil a exposição ao sol, e a baixa visão. Dermatologistas e oftalmologistas mostram quais políticas públicas são mais urgentes. Uma providência importante para os albinos é a prevenção ao câncer de pele.

Capítulo 3
Uma professora universitária de Brasília e um auxiliar administrativo de Campinas contam como as consequências do albinismo interferem na vida prática, desde as dificuldades para pegar um ônibus até o preconceito das outras pessoas por falta de informação.

 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h