Rádio Câmara

Salão Verde

Mercado de carbono

Mercado de carbono

27/09/2021 - 12h00

Salão Verde mostra diferentes visões em torno da regulamentação do mercado brasileiro de carbono. Quase todos apoiam esse instrumento que alia sustentabilidade e ganhos econômicos na estratégia de redução das emissões de gases causadores do aquecimento global. Mas há muitas divergências quanto ao momento e ao alcance da regulamentação nacional às vésperas da COP-26, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que tem a regulamentação do mercado internacional como uma das prioridades. O programa detalha o projeto de lei (PL528/21) que cria o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE) e traz as críticas e as sugestões vindas de vários setores.

Pontos de vista nesta edição: Marcelo Donnini Freire, secretário de clima e relações internacionais do Ministério do Meio Ambiente; Márcio Rojas, diretor do departamento de ciências da natureza do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; Larissa Packer, advogada socioambiental da Organização GRAIN e do Grupo Carta de Belém, que reúne movimentos sociais, sindicais e ONGs ambientalistas; Natália Renteria, gerente de clima e finanças climáticas do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Davi Bomtempo, gerente executivo de meio ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Rodrigo Justus de Brito, consultor da área de meio ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Deputados: Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara; Marcelo Ramos (PL-AM), autor da proposta de regulamentação do mercado brasileiro de carbono; e Carla Zambelli (PSL-SP), relatora da proposta e presidente da Comissão de Meio Ambiente.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.