Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Erika Kokay: Câmara pode votar projetos que reafirmem direitos da pessoa com deficiência

20/09/2021 -

  • Entrevista - Dep. Erika Kokay (PT-DF)

Nos 30 anos da Lei de Cotas, a deputada Erika Kokay (PT-DF) avalia que o mecanismo é fundamental para que as pessoas busquem sua própria emancipação a partir da sua inclusão no mercado de trabalho. Amanhã também é o dia nacional de luta da pessoa com deficiência, que será marcado na Câmara por seminário na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, além de uma jornada de defesa dos direitos legais do segmento, realizada em parceria entre entidades da sociedade civil.

Erika Kokay alerta, no entanto, que várias proposições em análise na Câmara colocam em risco os avanços conquistados nos últimos 30 anos, como a Lei de Cotas, e mais recentemente, com a Lei Brasileira de Inclusão. Ela cita como exemplo medida provisória recente que desobrigava o cumprimento da contratação de pessoas com deficiência por empresas que contratassem jovens.

Por outro lado, parlamentares ligados à causa buscam junto à Presidência da Câmara o estabelecimento de uma agenda que reafirme de forma concreta o dia de luta das pessoas com deficiência, incluindo na pauta de votações do Plenário projetos de proteção ao segmento.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE