Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Paulo Ramos: Destinação dos recursos do FGTS deve ser acompanhada pelo Parlamento

17/09/2021 - 00h00

  • Entrevista – Dep. Paulo Ramos (PDT-RJ)

Autor de pedido para a realização de debate sobre a destinação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) defende que os investimentos feitos com o montante do fundo sejam investigados pelo Congresso Nacional. Para ele, ao longo dos anos o objetivo inicial do FGTS, o financiamento para habitação popular e saneamento básico, foi sendo desvirtuado, com a utilização de parte das reservas até mesmo para viabilizar a privatização de empresas públicas.

Para o deputado, o FGTS acabou sendo apropriado pela iniciativa privada, que se beneficiou de programas de desestatização ao assumir a gestão de companhias sem o aporte equivalente de recursos, numa política oportunista e sem compromisso com o patrimônio dos trabalhadores.

Outra questão contestada pelo parlamentar é o retorno financeiro do FGTS, muito inferior à rentabilidade de outras aplicações financeiras. Paulo Ramos lembra que o fundo foi instituído em 1966 para substituir a estabilidade no emprego após 10 anos, garantindo uma reserva para o trabalhador demitido.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

 

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo