Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Alexandre Padilha: Produção de remédios e insumos médicos depende de política pública

15/09/2021 -

  • Entrevista - Dep. Alexandre Padilha (PT-SP)

O relatório final da subcomissão especial do complexo econômico e industrial da saúde será agora discutido e votado pela Comissão de Seguridade Social e Família, com sugestões que incluem o restabelecimento de uma política de crédito para o setor; garantia de compra da produção nacional de medicamentos, insumos e equipamentos médicos; incentivo às parcerias entre laboratórios públicos e privados; e um regime tributário próprio para o segmento.

O relator, deputado Alexandre Padilha (PT-SP), aponta que a pandemia de coronavírus alertou não apenas o Brasil, mas os demais países do mundo sobre os riscos de contar com apenas dois grandes fornecedores mundiais de matéria-prima e implementos. Para ele, a recuperação do segmento vai não apenas diminuir essa dependência como também gerar emprego e renda.

Alexandre Padilha também sustenta que o fortalecimento do setor vai estimular a permanência de pesquisadores no país, reforçando as redes de pesquisa e cooperações internacionais. Ele lembra que o Brasil, por ser um país tropical, tem condições de assumir a liderança regional no desenvolvimento de pesquisas para a cura e o controle de doenças diversas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo