Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Nilto Tatto: Bloqueio de ligações de telemarketing deve ser esclarecido aos consumidores

13/09/2021 -

  • Entrevista - Dep. Nilto Tatto (PT-SP)

A Câmara discute projeto que cria um cadastro nacional para impedir as ligações de telemarketing indesejadas, inclusive com a realização de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia. O deputado Nilto Tatto (PT-SP), um dos parlamentares à frente do debate, aponta que a Lei Geral de Proteção de Dados, aprovada pelo Parlamento, não tem sido eficaz para evitar o verdadeiro assédio com empresas de diversos segmentos exercem sobre os consumidores, na tentativa de comercializar produtos ou serviços.

O deputado alerta que muitas ligações acabam encontrando pessoas em situação de vulnerabilidade emocional, que acabam aceitando a oferta sem ter o conhecimento adequado do que efetivamente estão contratando. Outras companhias também têm acesso a informações previdenciárias, oferecendo empréstimos assim que o beneficiário obtém sua aposentadoria ou pensão.

Para Nilto Tatto, a regulamentação do bloqueio de ligações vai garantir tranquilidade para as pessoas, mas deve ser acompanhada por esclarecimentos para que a população saiba como cadastrar seu número de celular ou fixo, evitando o contato do telemarketing.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo