Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Otávio Leite: Dedução tributária amplia possibilidade de contratação para os cuidadores

13/09/2021 -

  • Entrevista - Dep. Otávio Leite (PSDB-RJ)

Projeto de autoria do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) possibilita a inclusão, na declaração de Imposto de Renda, dos gastos das famílias com cuidadores como despesas de saúde. A proposta já foi aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, e agora está sendo debatida na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, inclusive com a realização de audiência pública, e leva em conta a ampliação do mercado de trabalho dos cuidadores, que hoje somam perto de 37 mil trabalhadores em todo o país.

O deputado destaca que o novo perfil demográfico brasileiro mostra um envelhecimento da população, o que aumenta a demanda pelos profissionais que não apenas cuidam da rotina de medicamentos e necessidades básicas, mas também desempenham um papel de estímulo à atividades que ampliem a qualidade de vida dos idosos, mas também das pessoas com deficiência.

Na visão de Otávio Leite, a inclusão dos gastos com cuidadores entre as despesas de saúde dedutíveis do Imposto de Renda pode inclusive aumentar o mercado de trabalho, ajudando a formalizar a categoria. Para o deputado, a medida também vai permitir que mais famílias possam contratar profissionais para cuidar das pessoas que necessitam de auxílio especializado.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo