Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Léo de Brito: Taxa extra de energia elétrica pode gerar reflexos no preço dos alimentos

08/09/2021 -

  • Entrevista - Dep. Léo de Brito (PT-AC)

A falta de planejamento para enfrentar a escassez na oferta de energia pode provocar um novo apagão no setor elétrico, a exemplo do que aconteceu em 2001, conforme o alerta do deputado Léo de Brito (PT-AC), um dos coordenadores de debate sobre o tema na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Um dos assuntos tratados pelos parlamentares e especialistas do setor, além de representantes do governo, é a taxa extra na conta de luz, que vai chegar a R$ 14 a mais a cada 100 quilowatts-hora consumidos. O deputado demonstra preocupação com os reflexos do aumento da tarifa sobre o preço de alimentos e outros componentes dos índices de inflação.

O parlamentar considera que o governo não estabeleceu um planejamento adequado para enfrentar a possibilidade de racionamento de energia, devido à crise hídrica, mesmo tendo condições de acompanhar a evolução da situação climática. Léo de Brito também alerta que a privatização da Eletrobras pode elevar ainda mais o preço das tarifas de energia, a exemplo do que vem acontecendo desde 2017 em estados que venderam suas companhias elétricas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE