Rádio Câmara

Salão Verde

Nova pauta sustentável do Congresso

Nova pauta sustentável do Congresso

13/09/2021 - 12h00

  • Nova pauta sustentável do Congresso

Salão Verde vai detalhar a nova lista prioritária de projetos de lei da Câmara dos Deputados para ajudar o Brasil a enfrentar o aquecimento global e a restaurar a vegetação nativa dos biomas. A intenção é votá-los antes da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-26), prevista para novembro. Fazem parte dessa “pauta sustentável” a renovação do Tratado da Antártida sobre Proteção do Meio Ambiente (PDL 406/19); a regulamentação do mercado de carbono no Brasil (PL 528/21); o incentivo à restauração florestal (PL 5634/19); a regulamentação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (PL 784/2019); o “Patrimônio Verde”, que dá valor econômico a áreas ambientalmente preservadas (PL 7578/17); e a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PL 11276/18), com instrumentos públicos para fazer frente à crescente onda de incêndios florestais.

Pontos de vista nesta edição: deputados Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; Professora Rosa Neide (PT-MT), coordenadora da Comissão Externa de Enfrentamento às Queimadas nos Biomas Brasileiros; e alguns autores ou relatores de propostas, como Marcelo Ramos (PL-AM), Zé Silva (Solidariedade-MG), Evair Vieira de Melo (PP-ES) e Camilo Capiberibe (PSB-AP).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.