Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Fábio Trad: Entregadores de aplicativos precisam de proteção emergencial durante pandemia

01/09/2021 -

  • Entrevista - Dep. Fábio Trad (PSD-MS)

O Plenário da Câmara pode votar projeto que garante medidas emergenciais de proteção para entregadores de aplicativos em meio à pandemia de Covid-19. Relator da proposta, o deputado Fábio Trad (PSD-MS) explica que o texto vai esclarecer a definição jurídica do entregador e da empresa de entrega de encomendas, além de estabelecer um contrato de seguro, sem franquia, para que o profissional tenha proteção contra acidentes e outros contratempos em seu trabalho, e também garantir acesso a água potável e instalações sanitárias.

O parlamentar destaca que o projeto não trata do vínculo trabalhista dos entregadores, apesar de antecipar que o tema deve ser retomado futuramente pela Câmara.

Fábio Trad comenta também que as empresas têm colaborado com o desenvolvimento do projeto, além dos próprios trabalhadores e de setores do governo. Segundo ele, a regulamentação do vínculo entre entregadores e empresas vai dar segurança jurídica para a atuação das companhias. Atualmente, pela falta de uma definição legal, nem mesmo o total de pessoas atuando no mercado é conhecida no país, sendo que apenas a maior empresa do setor tem 140 mil colaboradores cadastrados e 200 mil terceirizados.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo