Rádio Câmara

Trilha das Artes

O Teatro com Bolso e outras histórias de Ana Beatriz Nogueira

O Teatro com Bolso e outras histórias de Ana Beatriz Nogueira

04/09/2021 - 19h00

  • O Teatro com Bolso e outras histórias de Ana Beatriz Nogueira (Bloco único)

Ana Beatriz Nogueira é atriz, diretora e amante da música. Para falar da sua premiada caminhada no teatro e no cinema, ela traz para o programa uma coleção de arrebatamentos:  Villa Lobos (O Trenzinho do Caipira), Noel Rosa (Feitiço da Vila) , Carlos Gardel (Gira Gira) e Dalva de Oliveira (Ave Maria do Morro). A  trilha musical embala assuntos como o filme Vera, que lhe rendeu o Urso de Prata em 1987; a experiência no palco; o teatro que instalou em sua casa para transmitir peças on-line, o Teatro com Bolso; e a direção do monólogo Em busca de uma dignidade, a partir do texto de Clarice Lispector e magistralmente interpretado por Sandra Pêra.

SOBRE A ARTISTA

A atriz carioca Ana Beatriz Nogueira estreou profissionalmente no longa "Vera" (filmado em 1985 e lançado em 1987), dirigido por Sérgio de Toledo. Por este trabalho, aos 20 anos, foi premiada, entre outras láureas, com o Urso de Prata no Festival de Berlim, prêmio dado somente a três brasileiras - além dela, Marcélia Cartaxo e Fernanda Montenegro.

Desde então contabiliza, em sua trajetória, além de diversos outros prêmios, mais de uma dezena de filmes, 17 trabalhos na televisão, 14 peças de teatro. entre elas “Uma relação pornográfica”, do iraniano Philippe Blasband e direção de Victor Garcia Peralta; os solos “Tudo que eu queria te dizer”, com textos de Martha Medeiros, com direção de Victor Garcia Peralta e “Um Pai (puzzle)”, sobre livro de Sybille Lacan e direção de Vera Holtz e Guilherme Leme Garcia; “As Três Irmãs”, de Tchekhov e direção de Bia Lessa; “Fala baixo, senão eu grito”, de Leilah Assunção e direção de Paulo de Moraes; “O Leitor por horas”, do espanhol José Sanchis Sinisterra e direção de Christiane Jatahy; “A memória da água”, da inglesa Shelagh Stephenson e direção de Felipe Hirsch, entre outras tantas produções.
Seu mais recente trabalho foi na novela das 21h, “O Sétimo Guardião”, de Aguinaldo Silva, na TV Globo.

A atriz integra o elenco de “Um Lugar Ao Sol”, nova novela de Licia Manzo a ocupar o horário das 21h da TV Globo ainda este ano.Suas estreias teatrais mais recentes são “Um Dia a Menos”, adaptada do conto homônimo de Clarice Lispector, com direção de Leonardo Netto; e “Relâmpago Cifrado”, ao lado de Alinne Morais. Ana Beatriz Nogueira também foi idealizadora do projeto pioneiro Teatro Já, no Teatro PetraGold, que marcou a volta das primeiras peças depois do início da pandemia, em transmissão ao vivo do palco do teatro.

Ainda em 2020 criou o Teatro Sem Bolso, agora rebatizado de Teatro Com Bolso, que apresenta peças e shows em transmissões ao vivo ou pré-filmadas diretamente de sua casa.


Produção, Reportagem e Apresentação André Amaro

 

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE