Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Bosco Costa: Governos devem resolver ICMS sobre o diesel para beneficiar caminhoneiros

30/08/2021 -

  • Entrevista - Dep. Bosco Costa (PL-SE)

Entre as expectativas que cercam seminário que acontece na Câmara sobre o transporte autônomo de cargas, está a busca de uma solução para diminuir o preço do óleo diesel. Um dos coordenadores do evento, que é uma parceria da Comissão de Viação e Transportes com a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, o deputado Bosco Costa (PL-SE) apela à equipe econômica do governo federal e às administrações estaduais, lembrando que o combustível representa hoje perto de 60% do valor que o caminhoneiro recebe hoje pelo frete.

Na visão do parlamentar, o setor de transportes rodoviários no país não evoluiu nos últimos 50 anos, e ao contrário, acabou por reduzir os ganhos dos profissionais. Bosco Costa lembra que o transportador autônomo comprava seu caminhão por meio de financiamento, e após quatro anos, em média, renovava seu meio de trabalho, o que atualmente não tem sido possível para a maior parte dos perto de 2,5 milhões de trabalhadores do setor.

Para reverter o quadro, Bosco Costa pede ainda políticas de inovação no transporte, e mais investimentos tanto nas rodovias quando nos modais ferroviário e hidroviário.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo