Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Orlando Silva: Consolidação das leis eleitorais ajuda a combater fake news nas campanhas

30/08/2021 -

  • Entrevista - Dep. Orlando Silva (PCdoB-SP)

O combate às fake news é uma das preocupações refletidas na proposta que consolida da legislação eleitoral e partidária, resultado das discussões de um grupo de trabalho que teve a participação, entre outros parlamentares, do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Em primeiro lugar, o congressista avalia que é necessário limitar as ações dos chamados robôs, que disseminam notícias falsas pelas redes sociais, e também buscar a reparação por uma informação que não corresponde à realidade ainda a tempo da votação, e não após as eleições.

Orlando Silva aponta também que a proposta tipifica como crime a utilização de caixa dois nas campanhas, ou seja, o uso de recursos não contabilizados para alavancar candidaturas. Ele defende ainda o estabelecimento de mais regras de transparência para os partidos por ocasião da prestação de contas junto à Justiça Eleitoral.

Para Orlando Silva, outro avanço importante da consolidação das regras eleitorais é o estímulo à participação das mulheres e dos negros na política brasileira, com mecanismos que beneficiem os partidos com mais candidaturas dessas e outras minorias políticas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo