Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professora Rosa Neide: Oferta de absorventes combate prejuízos no desempenho escolar

26/08/2021 -

  • Entrevista - Dep. Professora Rosa Neide (PT-MT)

Para evitar que muitas estudantes em situação econômica precária deixem de frequentar a escola durante seu período menstrual, a Câmara está prestes a votar projeto que cria umprograma de fornecimento gratuito de absorventes higiênicos nas escolas públicas. Relatora da matéria na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) acredita que o tema sensibiliza todos os parlamentares e pode ser votado sem muita polêmica, inclusive porque as fontes de financiamento já estão previstas.

A deputada explica que, especialmente em famílias mais carentes, as adolescentes e jovens muitas vezes não têm condições financeiras de comprar itens de higiene, e acabam faltando às aulas por três a cinco dias a cada período menstrual. Com isso, acabam perdendo conteúdo escolar e, quando não têm um desempenho inferior, chegam até mesmo a perder o ano letivo. Dados da Organização das Nações Unidas apontam que uma em cada 10 meninas falta às aulas durante o seu período menstrual, e no Brasil perto de 40% das estudantes já deixaram de frequentar aulas.

Professora Rosa Neide acrescenta ainda que a situação causa problemas também para as mulheres no mercado de trabalho.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo