Rádio Câmara

Salão Verde

Aquecimento global: alertas e soluções

Aquecimento global: alertas e soluções

30/08/2021 - 12h00

  • Aquecimento global: alertas e soluções

Enquanto ainda há tempo, Salão Verde busca as possíveis soluções de cientistas, autoridades ambientais e parlamentares para reorientar as ações humanas que aceleram os eventos extremos de mudanças climáticas. Com a ajuda de especialistas, o programa também detalha o “alerta vermelho climático” presente no mais recente relatório do IPCC, Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças do Clima. Em cerca de mil páginas, 234 cientistas do mundo inteiro escancaram os estragos do aquecimento global acelerado pelas atividades humanas e já com graus de irreversibilidade em alguns ecossistemas.

Pontos de vista nesta edição: António Guterres, secretário-geral da ONU; Philip Fearnside, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e especialista em mudanças climáticas; Marcelo Donnini Freire, secretário adjunto de clima e relações internacionais do Ministério do Meio Ambiente; e André Ferreti, gerente sênior de economia da biodiversidade da Fundação Boticário. Deputados: Nilto Tatto (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; e Zé Silva (Solidariedade-MG), coordenador da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.